Você achava 100 Gbps muito?

Olá, e obrigado por sua visita! Desta vez, trago uma notícia que pode impressionar os menos conhecedores dos padrões Ethernet. Ah, você nem sabia que já existia o de 100 Gbps? 🙂 Pois ele está em uso há bastante tempo. No Brasil, infelizmente, as atualizações ocorrem mais lentamente, até por conta de custo dos equipamentos. Mas, isso já é realidade em outros países.

No dia 13 de março de 2018, ou seja, exatamente há uma semana, o IEEE anunciou a disponibilidade do 802.3bs-2017 (em Inglês), que nada mais é do que a boa e velha Ethernet operando a 200 Gbps e a 400 Gbps! Eu sei, pode parecer absurdo, mas não é muito quando você lembra que já temos ofertas de servidores e switches com interfaces operando em 10, 25, 40, 50 e 100 Gbps. Veja alguns exemplos abaixo:

À medida que os data centers evoluem e atendem a mais clientes (internos e externos), os três componentes mais importantes crescem proporcionalmente: computação, armazenamento e rede. Assim, com servidores possuindo interfaces de velocidades cada vez maiores, é natural que os backbones dos data centers precisem aumentar também.

A abordagem mais comum para construir entroncamentos/links de alta velocidade é usar o WDM (Wavelength Division Multiplexing) em uma das suas vertentes: o DWDM (Dense WDM) ou o CWDM (Coarse WDM), segundo os quais diversos comprimentos de onda podem ser enviados através de uma mesma fibra óptica.

O paper do IEEE é pago (como praticamente qualquer outro). Assim, para ter acesso a ele, você precisará comprá-lo (cerca de US$ 260,00) ou fazer uma assinatura (aproximadamente, US$ 200,00 por ano).

Até o próximo post! 😉

Compartilhe:
Categorias: Redes

Maurício Harley

Olá! Meu nome é Maurício Harley. Tenho mais de 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação. Durante minha carreira, trabalhei em setores diversos, como suporte a usuário final, manutenção de hardware, instalação e suporte a redes de computadores, programação, projetos avançados em Data Center, Cloud Computing, Cyber Security e Redes, incluindo Service Providers.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate

You cannot copy content of this page.