Depois de um bom feriado como este recente no Brasil, nada como um post novo pra movimentar o blog. Você já deve ter ouvido falar do Microsoft Visio, um software com bom tempo de estrada, focado em criar desenhos, diagramas e fluxogramas. Pode ter ainda lido ou usado o Dia, uma solução gratuita e de código aberto. Um outro produto muito interessante e completo é o Draw, disponível tanto 100% online como executável para Windows, Linux e macOS. O blog Homelaber fez um post bem bacana sobre ele. Confira aqui.
Continuando o mote de software online para fazer diagramas, vamos falar sobre o Cloudcraft, fabricado pela empresa de mesmo nome (@CloudcraftCo). Ao contrário do Draw, com diagramas de vários tipos e finalidades, o Cloudcraft é focado em desenhos de arquiteturas AWS. As topologias são sempre construídas e apresentadas em perspectiva, outro detalhe que o diferencia do Draw. Este último possui tanto desenhos em perspectiva, como em 2D.
Alguns recursos estão habilitados para a versão gratuita, e alguns outros liberados apenas após o pagamento de uma assinatura (subscription). Mais detalhes sobre os preços podem ser obtidos através do link “Pricing” no site do produto. É preciso se registrar no site antes de poder usar a ferramenta, mesmo que você escolha apenas a opção gratuita. O registro pode ser feito diretamente com um endereço de e-mail, ou através de suas credenciais do Google.
A imagem abaixo mostra a tela inicial do programa.
Você pode escolher fazer um mini-tutorial de navegação ou simplesmente fechar essa janela e começar a usar o produto. Ele inicia mostrando um exemplo de arquitetura de referência em 3 camadas para aplicações web. Logo abaixo de “Current Blueprint”, pode-se clicar no ícone em forma de lápis e definir um nome para a topologia.
Do lado esquerdo, existe uma coluna separada por abas. Na primeira (DESIGN), estão os nomes dos serviços AWS que podem ser incorporados, separados por categorias. Na segunda (LIVE), você pode adicionar sua conta AWS e permitir que o Cloudcraft transporte a arquitetura desenhada para o CloudFormation e a transforme em sua nuvem pública! Infelizmente, este recurso só está disponível na versão paga. Na terceira e última aba (BUDGET), você tem uma estimativa de quanto sua topologia lhe custará por mês.
O Cloudcraft separa os custos por tipo: computação, rede e armazenamento. Observe as partes destacadas em vermelho. Dá pra escolher a estimativa (mensal, anual, semanal, diária, ou horária) e a moeda (não, o nosso real – R$ – não está entre elas). Você pode ainda exportar os valores para um arquivo .XLSX (Excel) ou CSV. Por último, é possível escolher qual a região AWS que abrigará os recursos. Sabemos que, dependendo da região, os valores dos serviços podem sofrer alterações. A de São Paulo está incluída na ferramenta. Na arquitetura proposta como exemplo, seria algo semelhante à imagem abaixo.
Você tem a opção de criar uma biblioteca de blueprints (que é como o Cloudcraft chama as topologias criadas), para que fique mais fácil intercambiar serviços entre elas. A versão gratuita possui uma grid (área) limitada em 13 x 15 quadrados. Já a versão comercial permite ter uma grid “infinita”, o que lhe possibilita criar uma arquitetura bem maior, além de habilitar os controles de zoom in e zoom out.
A Cloudcraft (a empresa) divulga constantemente em seu Twitter novidades do produto, como o suporte ao novo NLB (Newtork Load Balancer) da AWS:
Cloudcraft now fully supports Network Load Balancers, with import and pricing in all 14 AWS regions + LCU estimation in understandable terms https://t.co/9VfGORq1Cf
— Cloudcraft (@CloudcraftCo) September 19, 2017
Por fim, você consegue ter um preview da sua arquitetura (sem a grid e os controles laterais), ou ainda exportar o desenho nos formatos PNG, PDF ou SVG. Também é possível obter um link para compartilhar com a equipe de trabalho.
Até o próximo post e boas arquiteturas!
2 comentários
Ubiraci · 2022-03-04 às 13:48
Boa tarde Maurício, tudo bem?
Estou começando a me especializar em cloud e gostaria de aprender mais sobre esta ferramenta, vc tem algum vídeo que possa ajudar? Procurei na internet mas não achei nenhum que me ajudasse.\
Abraço e obrigado.
Maurício Harley · 2022-03-19 às 10:03
Olá, Ubiraci.
Perdão pela demora na resposta e obrigado pela visita.
Infelizmente, não encontrei nenhum vídeo em Português falando dele, mas há vários em Inglês no YouTube. Se você está procurando algo mais profundo, talvez seja o caso de enviar uma mensagem ao suporte da empresa: support@cloudcraft.co.
Abraço e até breve.