E é chegado mais um “Outubro Rosa”, mês da campanha para prevenção contra o câncer de mama. Acontece que este período também é dedicado à conscientização pela segurança online, pelo menos nos EUA… O Department of Homeland Security promove o NSCAM (National CyberSecurity Awareness Month).
Achei interessante escrever sobre isto, principalmente depois do post anterior, em que exprimo minha opinião quanto à importância da conscientização pelo uso seguro de recursos digitais, como computadores, dispositivos móveis e Internet no tocante a serviços bancários. Claro que as regulamentações do setor devem existir, mas a conscientização também tem seu papel fundamental no processo.
O NSCAM tem conteúdos distribuídos pelas semanas do mês de outubro, para facilitar a compreensão sobre segurança cibernética. Cada semana propõe em um tema ou conjunto de temas correlatos. Empresas públicas, privadas, escolas, instituições não governamentais e a sociedade como um todo são convidadas a conferir os materiais preparados pelo DHS, agrupados sob o termo “Stop.Think.Connect Toolkit“. Mas não é só isso: também é possível engajar-se no movimento e disseminar os conteúdos, permitindo que cada pessoa seja um elemento ativo do programa.
No que tange à educação, o governo do Reino Unido possui uma iniciativa muito interessante chamada Cyber Security Challenge. A ideia é incutir segurança cibernética nos cidadãos, através de campanhas que envolvem escolas e competições ao estilo “Capture the Flag”. Só estes dois movimentos nos mostram o quão estes governos se preocupam com o assunto e levam a sério.
Em território brasileiro, temos alguns excelentes sites que precisam ser citados:
- Internet Segura: iniciativa do NIC.BR para promover conscientização simples quanto ao uso seguro da rede. Usa termos do cotidiano de crianças e adolescentes;
- Cartilha do CERT.BR: engloba diversos conceitos separados por tópicos, que vão desde o que é Segurança na Internet, passando por criptografia, malware e chegando até dispositivos móveis;
- Família mais Segura: criado pela iStart, é um repositório fantástico com cartilhas, vídeos e solicitação de palestras sobre segurança, visando educadores, pais e escolas. Incorporou um movimento anterior chamado Criança mais Segura.
Quero finalizar citando uma organização que tem muita relevância neste contexto: SaferNet. Através dela, é possível, entre outras coisas, denunciar crimes praticados por meio da Internet, como pornografia infantil, racismo, homofobia, …
Então, é isso. Nós, entusiastas de segurança da informação, precisamos evangelizar os conceitos, tirar dúvidas e lutar por uma sociedade digital mais pacífica.
Participe! 😉
0 comentário